quarta-feira, 5 de março de 2014

12 anos de escravidão - o filme e minha reflexão

Oi!
Depois de um carnaval bastante intenso, com agito demais e reflexão demais, fui fazer da minha quarta-feira de cinzas uma das coisas que mais gosto: ir ao cinema.
Depois de saber que o filme "12 Anos de Escravidão" ganhou o Oscar e que eu ainda não o tinha assistido - assunto delicado porque sempre faço questão de ir ao cinema, sempre que posso... Considero que os filmes geralmente demoram muito para serem lançados aqui no nosso país, o que é uma grande tristeza para os cinéfilos de plantão.
Bem, o que quero dizer é que fui ao cinema super curiosa para saber do que se tratava a história. :)
Conclusão: amei! #bomfilme

Apesar de ser bastante tenso, e é exatamente assim que deveria ser, tratou desse tema tão importante e tão triste - a escravidão - com olhar verdadeiramente humano e poético.
Considero imensamente relevante que esse assunto seja mais abordado pelas formas de arte em geral, posto que temos de repensar o sofrimento e a dor que a humanidade já causou no passado para nossos irmãos. Uma das finalidades desse tipo de reencontro com o passado doloroso é a de acabarmos de vez com qualquer resquício ou possibilidade de atitudes tão medonhas para com o próximo, seja quem for.


Sei que o fato de sermos humanos nos torna, por si só, imperfeitos, cheios de questões internas que devem ser resolvidas. Sim, erramos. Mas, existe um limite para o nosso erro. 
A escravidão foi um erro sem adjetivos ruins o suficiente para descrevê-lo, foi medonho. 
Há esperança de que, pelo menos, saibamos encarar essa calamidade, bem como as outras da história dos homens como o nazismo, de frente. Enxergarmos, nos defrontar com o horror de nós mesmos, porque essas ações foram feitas pela humanidade, nós, e não por ETs ou coisa parecida. E, assim enxergando, poderemos buscar sempre soluções mais amorosas, de respeito ao próximo, no nosso cotidiano.


Hoje, nós não estamos em uma situação de escravidão. Pelo menos não assim, tão abertamente. 
Mas, ainda existe muita desumanidade na humanidade, escondida nas entrelinhas, que precisam ser curadas.
Seja na corrupção, quando retiram dinheiro de seu país escravizando a classe trabalhadora que tanto batalha para pagar impostos; seja na falta de condições dignas na qual alguns cidadãos até hoje vivem - sem saúde, saneamento, educação de qualidade; seja no preconceito velado que existe no olhar dos que tem muito aos que tem pouco - vendo pelo referencial apenas do capitalismo, claro. 


Sei que não existe grande probabilidade de algum desse tipo de corrupto vir a ler esse meu texto, mas, se por um acaso acontecer - tenho só mais um frase para ele: 
Por favor, seja mais humano, tenha mais respeito e amor ao destino de todos nós, a humanidade.



4 comentários:

  1. Adorei seu blog Lu!!!! Estou doida pra ver esse filme (e alguns que ficaram pendentes na minha listinha e que tb concorreram ao Oscar de melhor filme...rs)!! Adorei suas postagens...parabéns! Bjs, Mari.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme esta na minha lista de filmes para assistir rsrs
    Beijos

    http://acordescoloridos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente adorei esse filme, e assisti o Oscar torcendo por ele! Fiquei muito feliz com a premiação, por vários motivos. É um filme que merece ter esse reconhecimento. Concordei muito com a sua opinião e achei seu texto tão cheio de sentimentos, profundo e ao mesmo tempo, delicado. Lindo.

    Adorei a atuação da Lupita nesse filme, ela tá sensacional, mereceu Oscar também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Esse filme é realmente muito bom, duro, austero, corajoso e cruel como toda a insanidade da escravidão, é um filme importante que todos deveriam ver.
    Gostei da sua análise :-)

    http://omundoemcenas.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu