sexta-feira, 7 de março de 2014

Água para Elefantes

Oi!
Acabei de assistir ao filme "Água para Elefantes"
Não desconhecia a história porque o meu irmão (lindo!) me presenteou com esse livro no Natal de 2011. 
Então a minha intenção agora é escrever um pouco sobre o livro, que já li tem um tempinho, e o  filme.  

                                                  #boaleitura                     #bom filme


O livro "Água para Elefantes" foi escrito pela Sara Cruen e editado pela Arqueiro em 2007. Li que a autora além de marido e filhos, tem mais alguns agregados na família: quatro gatos, dois cachorros, duas cabras e um cavalo. Isso deve explicar a ligação do romance com os animais (rs)!
Lembro que me envolvi completamente na história de Jacob e Marlena durante a minha leitura, mais até do que tinha imaginado que faria. Esse romance me surpreendeu positivamente, como meu irmão disse na época: "Estão dizendo que é bom!". 


Para quem ainda não ouviu falar, se trata da vida de um senhor que vai se lembrando de suas experiências do passado - super experiências! - e acaba nos revelando uma vida mágica.
Aos 23 anos, Jacob perdeu os pais e fugiu da vida que tinha, sem rumo. Se jogando em um trem, acaba encontrando a magia do show de circo, bem como seus problemas internos e a dura realidade escondida para além da ilusão do espetáculo.
O filme e o livro mostram bem o quanto o circo era considerado o lar de muitos que, como Jacob, se sentiam órfãos e desajustados para os parâmetros da época. No picadeiro, pessoas gordas demais, baixas demais, palhaças demais... tinham um lugar dentro do espetáculo da vida que tantas vezes os excluía devido aos padrões vigentes na sociedade.
Foi encontrando um lugar para ficar nesse circo que Jacob conseguiu passar por seu sentimento de perda tão desnorteador e se encontrar através do trabalho com o que gostava, os animais, e do amor por Marlena.
Isso, claro, não de maneira fácil; foi preciso encarar a agressividade de August que, em certo momento, o fez pensar sobre sua própria agressividade.
Isso tudo, fiquem tranquilos, já está descrito na própria capa do livro - espero não estar contando demais...
O fato é que também me apaixonei com essa história, por Rosie, a elefante dócil e inteligente que merece, na minha opinião, um Oscar!



Brincadeiras de lado, preferi ler do que assistir a história.
Nas páginas do livro pude ter muito mais detalhes e informações, que fizeram a minha imaginação vibrar!
O filme também é legal, gostei, mas eu diria que ele não conseguiu me passar tanta emoção quanto as páginas...
Imagino que seja uma tarefa muito difícil transportar a boa história de um livro de tantas folhas para poucos minutos de filme. Mas, as cenas bem feitas, com certeza, só acrescentam na compreensão do todo.
Considerando isso, indico o filme acompanhado do livro!! Um ajuda o outro nessa trajetória da arte.



Para mim, as cenas serviram para complementar e fechar a ideia que eu já estava formando dessa história. Ideia marcante e maravilhosa: a vida é um espetáculo mesmo e, enquanto houver chance, podemos fazer a escolha de participar do show! E viver escolhendo nosso próprio show eu realmente super indico! :)






4 comentários:

  1. hmmm eu ja tinha me intererssado pelo livro antes... Agora cvom a resenha fiquei com ainda mais vontade kkkkk

    Adorei o blog... ja vou seguir ;)

    Ahh e obrigada pela visita no meu! seja bem vinda... sempree! bjO
    Naty Rangel

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e adorei, achei que o mais interessante foi justamente o que tu ressaltou:pessoas desajustadas que encontram seu lugar e acabam entrando pra uma 'família' que não liga muito para suas 'diferenças'. A história é ótima e perfeitamente narrada mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu