quarta-feira, 26 de março de 2014

Assim Vivíamos... - Vladimir Lagrange

Oi!
Hoje vou falar aqui sobre uma exposição de fotografias sobre a União Soviética
#boavisita


As fotos são de Vladimir Lagrange, um dos maiores fotógrafos russos da segunda metade do século XX. A exposição está na Caixa Cultural Rio de Janeiro, bem no coração do Largo da Carioca, e permanecerá por lá até o dia 25/05/2014.

Nas palavras de Vladimir: "Selecionando as imagens para essa exposição, eu não pretendia explicar o inexplicável, porém apresentar-lhes às pessoas trabalhadoras, a alguns eventos, o meu olhar sobre eles e a minha relação com esses tempos."

Essas e as outras palavras e, principalmente, fotografias do artista nos fazem refletir sobre o que foram os tempos da União Soviética e o que são os nossos tempos de agora. Se naquela época existia um poder que calava através do rígido regime, hoje há um poder mascarado através de manipulação. Ainda nas palavras de Vladimir, hoje "(...) não se vê pessoas, porém máscaras, maquiagem, todos como se fossem bonecas Barbie (...)".

E é assim através de lindas fotografias, verdadeiras obras de arte, e de um pensamento crítico e aberto para analisar o ontem e o hoje que indico essa exposição. Sim, vá se puder, mas vá com espaço no olhar para enxergar além do momento gravado. Essa exposição, na minha opinião, nos indica a pensar no que pode ser diferente - no presente e futuro.
Indico isso! :)





2 comentários:

  1. A quarta imagem realmente me prendeu, fiquei um bom tempo só olhando para ela, e acho que o fato de não poder ver nenhum rosto na imagem me trouxe bem esse sentimento de máscaras e maquiagem, de não saber quem o outro é na verdade!
    Obrigada pela indicação, Lu!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)
Peço que os comentários não sejam anônimos para que eu possa retribuir!
Bjs, Lu